• Michael Almeida

Placas Triangulares • Decorações em Chocolate

Atualizado: 17 de mai. de 2021


Ingredientes:

200 g • Chocolate negro "Callebaut 811" - comprar aqui

Q.B. • Pó Comestível Bronze para chocolate - comprar aqui




Equipamentos e Utensílios:

Folha de Acetato (A4)

Espátula angular - comprar aqui

Faca

Régua / Esquadro

Pincel

Papel Absorvente


Instruções:

1. Começar por temperar o chocolate (pré-cristalizar) com o método que preferir (adição com manteiga de cacau em pó cristalizada | adição com pedaços de chocolate | método da pedra | método direto)

2. Quando o chocolate estiver na temperatura de trabalho, verter sobre a folha de acetato limpa e alisar o chocolate com uma espátula pela folha toda.

3. Pegar nas laterais da folha e fazer pequenas agitações para tornar a superfície mais lisa e sem bolhas.

4. Deixar o chocolate arrefecer, mas não totalmente. O chocolate começa a secar da periferia até ao centro e atingirá um ponto onde ainda está macio para cortar sem estar completamente firme. Ao tocar na superfície, o dedo deverá vir limpo e sem vestígios, estando o chocolate pronto para os cortes.

5. Com uma régua/esquadro e uma faca, cortar uma linha horizontal (sem cortar o acetato) na parte inferior da folha de chocolate e fazer marcações com intervalos de 7,5cm.

6. Depois cortar uma linha vertical (na lateral esquerda) com um ângulo de 90º, onde poderá usar um esquadro para ajudar. Cortar colunas com as marcações anteriormente feitas.

7. Na primeira linha vertical fazer marcações de 5 em 5cm. E na segunda linha vertical começamos com uma marcação de 2,5cm e depois duas marcações de 5cm cada.

8. Unir os pontos marcados da primeira linha vertical com os pontos correspondentes da segunda linha vertical, obtendo assim triângulos isósceles com uma base de 5cm e uma altura de 7,5cm.

9. Na terceira linha vertical repetir as marcações realizadas na primeira linha. E na quarta linha vertical repetir as marcações realizadas na segunda linha. Unir todos os pontos como anteriormente.

10. Deixar o chocolate solidificar por completo.

11. Retirar as placas triangulares do acetato, e o chocolate que sobrar pode guardar para outra ocasião.

12. Sobre um papel absorvente, pôr um pouco de pó comestível bronze e pincelar suavemente as placas com um pincel. Passar o pó por completo na placa e retirar o excesso.



NOTAS/DICAS:

• pode usar outros pós comestíveis de tons metalizados (prata, ouro)

• experimente fazer outros designs geométricos, livres ou até usando cortadores com formatos diferentes.

• para o ponto de corte é essencial que o chocolate não esteja firme, nem muito mole ou senão os cortes não ficarão perfeitos.




70 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo